terça-feira, 26 de outubro de 2010

CHAMADA PARA A 28 JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES - BOLETIM INFORMATIVO 1

28.Jornada: Boletim Informativo


Notícias da
28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES

Boletim Informativo – Edição número 1 – Outubro de 2010

Companheir@s Cineclubistas, Este é o Boletim Informativo da 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES.
A publicação deste boletim tem por objetivo informar, esclarecer dúvidas e divulgar regularmente as notícias relacionadas ao evento.
Esta é sua primeira edição, através da qual, estamos novamente divulgando aos interessados, tod@s as informações que julgamos fundamentais sobre o evento.
Leiam com atenção e, caso restem ainda quaisquer dúvidas, enviem mensagens para:
28jornada.cnc@cineclubes.org.br
Saudações Cineclubistas
João Baptista Pimentel Neto
Secretário Geral do CNC


CONFIRAM NESTA EDIÇÃO: * Ficha de inscrição na 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES.
* Ficha de inscrição e/ou atualização no CNC.
* Lista de Cineclubes e Entidades filiadas ao CNC.
* Critérios de Participação na 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES.
* Participe da lista de discussão e das redes sociais do CNC.



28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES
5 a 9 de dezembro de 2010 – Recife, PE Companheir@s cineclubistas,
Solicitamos a tod@s que antes de preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO na 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES, leiam atentamente e até o final esse documento.
Informamos que o preenchimento correto de todos os dos dados solicitados na referida ficha é fundamental para a confirmação da inscrição e para garantia da participação de seu cineclube e/ou entidade na Jornada.
Informamos ainda que todas as inscrições recebidas serão também submetidas aos CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO dispostos neste documento. Neste sentido, solicitamos aos cineclubes já filiados ao CNC que a além da FICHA DE INSCRIÇÃO NA JORNADA, preencham também a FICHA DE ATUALIZAÇÃO E/OU FILIAÇÃO NO CNC, disponível neste documento.
Sobre as inscrições:
As inscrições podem ser feitas por cineclubes filiados ou não ao CNC, assim como por pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do evento.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro de 2010, através do preenchimento de ficha específica disponivél em
FICHA DE INSCRIÇÃO NA JORNADA

Registramos que ao efetivar suas inscrições os Cineclubes e seus representantes, filiados ou não ao CNC, declaram estar de acordo com os critérios de participação fixados pela organização da Jornada, disponibilizados neste documento.
Sobre alimentação e hospedagem:
Informamos que serão garantidas hospedagem e alimentação de um (1) representante (delegado) de cada CINECLUBE FILIADO ao CNC.
ATENÇÃO: O oferecimento de tais garantias a outros representantes do mesmo cineclube, somente serão analisadas caso a caso, após o encerramento do período normal de inscrições, caso existam vagas em aberto.
Sobre transporte:
Em relação ao pagamento e/ou oferecimento de ajuda de custos relacionadas ao pagamento de transporte, informamos que a organização da Jornada está buscando viabilizar, com os recursos já disponíveis, a garantia de gratuidade a todos os delegados inscritos.
Estamos também solicitando as entidades e lideranças cineclubistas estaduais e municipais que nos ajudem a concretizar parcerias com Governos Estaduais e Municipais no sentido de viabilizarmos a gratuidade e os meios mais confortáveis de transporte para todos os participantes.
************************************************************************
ATENÇÃO:
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Todos os CINECLUBES e SEUS REPRESENTANTES, filiados ou não ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, terão direito a voz em todas as atividades previstas na programação da 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES.
A participação dos representantes dos CINECLUBES FILIADOS ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros é TOTALMENTE GRATUITA.
Para que os CINECLUBES FILIADOS exerçam seu DIREITO DE VOTO através de seu DELEGADO é necessário:
1. Realizar a atualização da Ficha de Filiação ao CNC disponívél em
FICHA DE ATUALIZAÇÃO E/OU FILIAÇÃO NO CNC
2. Em caso de ainda não ter feito, pagar as anuidades de 2009 e 2010 ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
A anuidade é de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais), conforme deliberação da Diretoria do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.
O valor deve ser depositado na
Caixa Econômica Federal
Agência: 0662 / Conta Poupança: 013 – 4627-4
Titular – Conselho Nacional de Cineclubes.
ou efetivar tal pagamento no ato inicial de cadastramento junto a secretaria do evento.
3. Comprovar funcionamento nos últimos seis meses anteriores à jornada (desde junho de 2010), através de materiais (cartazes, programação eletrônica, matérias de imprensa, declaração de entidades, etc).
Este material deverá também ser entregue no ato ide cadastramento junto a secretaria da Jornada.
4. Atender às demais determinações previstas nos estatutos do CNC.
Saudações Cineclubistas
A Diretoria
CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

Outras informações
Informamos finalmente que a programação final e demais informações relacionadas ao evento serão regularmente comunicadas aos participantes através dos e-mails informados nas fichas de inscrição e também através do site: www.cineclubes.org.br, do blog CNCBrasil e da lista de discussões CNCdialogo@yahoogrupos.com.br
BEM VINDOS À 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES!
************************************************
Sobre a participação e garantias a Cineclubes não filiados e demais interessados:
Ressaltamos que será dada prioridade de garantia de alimentação e hospedagem aos representantes dos CINECLUBES FILIADOS ao CNC e que a confirmação de tais garantias aos representantes de CINECLUBES NÃO FILIADOS e outros interessados somente serão confirmadas após o encerramento do prazo normal de inscrição determinado aos CINECLUBES FILIADOS. Tal determinação é também válida ao item relacionado ao transporte.
Cada representante de CINECLUBE NÃO FILIADO, bem como qualquer outro interessado, caso tenha sua alimentação e hospedagem garantidos pela organização da Jornada, deverá efetivar o pagamento de taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) a título de contribuição. Tal pagamento deverá ser efetivado no ato de cadastramento junto a secretaria do evento e em nenhuma hipótese será devolvida.
Maiores informações:
Informamos finalmente que a programação final e demais informações relacionadas ao evento deverão ser comunicadas aos participantes através do saite: CNC BRASIL e da lista de discussões CNCdialogo
BEM VINDOS À 28ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sessão próxima terça, dia 19 de Outubro - Pro Dia Nascer Feliz | 19h30 | ENTRADA FRANCA

PRO DIA NASCER FELIZ

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 19 de outubro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

 
Em comemoração ao Dia do Professor, passado 15 de outubro, o Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 19 de outubro às 19h30, o documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim.
Apesar de o título não deixar muito claro, Pro Dia Nascer Feliz é um filme sobre educação no Brasil. João Jardim, que também dirigiu o famoso documentário sobre cegueira e visão, Janela da alma, escolheu seis escolas, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, para esboçar um retrato das desigualdades do acesso à Educação, trazendo depoimentos dos alunos dessas escolas.

Cena de Pro Dia Nascer Feliz. Documentário premiado do diretor João Jardim será exibido terça-feira dia 19 no Cineclube Cascavel

O filme abre com imagens de arquivo da campanha educacional de 1962, lembrando que, na época, 14 milhões de jovens não tinham acesso à educação. Uma manchete alardeava que “na cidade sem escola, jovens escolhem o crime”. Hoje, as estatísticas nos dizem que 97% dos jovens vão para escola, mas João Jardim lembra justamente que o acesso à escola em si não quer dizer nada: para que serve a escola, se não oferece perspectivas para os jovens? Para que serve se, pelo sucateamento que sofre o sistema público, a escola não ensina nada? Para que serve se as escolas, em vez de diminuírem as desigualdades, as reforçam?
Segundo o diretor João Jardim “O filme tenta jogar um pouco de luz nessa questão de como o jovem se comporta dentro da escola, não apenas em relação aos professores, mas também em relação aos colegas e a esse momento intenso em que vive, num mundo extremamente violento e com poucas oportunidades”.
Pro Dia Nascer Feliz funciona como o ponto de partida para um questionamento sobre educação por parte não só dos professores, mas de todos aqueles interessados na importância da transmissão de saber, e na extrema necessidade que essa transmissão tem na constituição da cidadania.

Texto inspirado nas críticas de Ruy Gardnier (Contracampo) e Delphine Michel

PROGRAMAÇÃO
DIA 19/10 – PRO DIA NASCER FELIZ
Terça 19h30
Pro Dia Nascer Feliz | João Jardim, Brasil, PE, 2006, Doc., 88’
"Pro Dia Nascer Feliz" é o segundo longa-metragem do diretor João Jardim, diretor do cultuado documentário "Janela da Alma" que, em 2002, bateu recordes de público no gênero. Através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola - ambiente fundamental em sua formação - o diretor traz à tona, além de questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.


Pro Dia Nascer Feliz investiga relacionamento de adolescentes com a Escola no Brasil

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 19 de outubro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel