domingo, 26 de setembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 28 de Setembro - Dia Nacional do Idoso - Curtas sobre a Maioridade | 19h30 | ENTRADA FRANCA

DIA NACIONAL DO IDOSO – CURTAS SOBRE A MAIORIDADE


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 28 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, o Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 28 de setembro às 19h30, cinco curtas brasileiros, sendo um de direção da realizadora goiana Lígia Benevides, que tratam da maioridade.


Clarice Dias em "Cadê a Véia?", da realizadora goiana Lígia Benevides. Curta será exibido dia 28 em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. Esta sessão reúne filmes com temas referentes à terceira idade, que vão do sentimento de abandono à descoberta do tempo livre, da diversão e do amor, passando pelas reminiscências das histórias trilhadas. Aborda também a diminuição da força física que vem com a idade, as escolhas da vida, os fantasmas do passado e a busca por novos sonhos. A relação da família com seus idosos, muitas vezes vistos como estorvo, com o choque entre os diferentes tempos humanos, seu silêncio, sua alegria e sua sabedoria, permeiam os filmes desta sessão. Por fim, registra com um sorriso torto a escolha dos símbolos de morte na vida pelo casal cheio de cumplicidade, que nos leva a refletir sobre a frase da personagem de Laura Cardoso em Morte., que conclui ao final: “a morte não é o problema, o problema é o que fazer até ela chegar”.
A sessão inclui também um curta goiano, o Cadê a Véia?, de Lígia Benevides. Lígia Benevides se formou em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua desde 2004 na área do audiovisual, tendo feito produção de set e roteiros para publicidade e rádio. É uma das realizadoras mais ativas no ramo do curta-metragem em Goiás, tendo participado de mais de 15 curtas em diversas funções, tais como figurinista, roteirista, direção de produção, montagem e direção. Atualmente ela está radicada em Brasília, mas, o curta Cadê a Véia?, feito em Goiás, é um dos melhores exemplares do cinema feito em Goiás nos anos 2000, em um gênero de rara abordagem com qualidade que é a comédia.

PROGRAMAÇÃO
DIA 28/09 – DIA NACIONAL DO IDOSO - CURTAS SOBRE A MAIORIDADE
Terça 19h30
A Partida | Sandra Ribeiro, Brasil, PE, 2003, Fic., 19’
Um velho ilhado na cidade grande vê o mundo da janela de seu apartamento. Viajando na lembrança, volta ao interior de Pernambuco quando, ainda jovem, sonhava em partir. Para isso, era preciso romper com a avó, sua raiz nesse fim de mundo.

Morte. | José Roberto Torero, Brasil, SP, 2002, Fic., 14 min.
Um divertido mas amargo panorama das muitas e diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes.

No passo da véia | Jane Malaquias, Brasil, CE, 2001, Fic., 15 min.
Uma velha vai andando da aldeia de pescadores onde mora até a cidade mais próxima para vender uma galinha e comprar um presente de aniversário para o seu neto.


No Passo da Véia, de Jane Malaquias

Vestígio | Karla Holanda, Brasil, CE, 2002, Doc., 16 min.
Lirete, 67 anos. Zuza, 84 anos. Das experiências acumuladas de suas vidas, fazem um ensaio sobre a universalidade dos sentimentos. Histórias vinculadas por amor, dor e natural sabedoria.


Vestígio, de Karla Holanda

Cadê a Véia? | Lígia Benevides, Brasil, GO, 2006, Fic., 20 min.
Uma família sai de férias para aproveitar o verão à beira-mar, mas caminhos cruzados os levam a uma outra história.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 28 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Clube do Professor realiza próxima sessão, terça dia 21 de Setembro - Pink Floyd - The Wall, de Alan Parker | 19h30 | ENTRADA FRANCA

PINK FLOYD – THE WALL


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 21 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Clube do Professor, em parceria com a Cara Vídeo e o Cineclube Cascavel, apresenta na próxima terça-feira, dia 21 de setembro às 19h30, o filme Pink Floyd – The Wall, de Alan Parker.
O Clube do Professor em Goiânia é uma iniciativa que promove oficinas e palestras gratuitas para os profissionais da educação e de outras áreas no intuito de discutir metodologias e estratégias pedagógicas de uso do audiovisual na educação. Desde 2006 o Clube do Professor faz reuniões mensais e realiza diversas atividades em parceria com as redes educacionais pública e particular.
No sábado (18/09) foi proferida a palestra “Trabalho, Educação e saúde” e, dando sequência à discussão realizada, nesta terça-feira (21/09) será exibido o filme Pink Floyd – The Wall e após a exibição debate com o público presente.

Pink Floyd - The Wall em exibição terça-feira 21/09 às 19h30 como atividade do Clube do Professor em parceria com o Cineclube Cascavel
O filme é uma autobiografia do músico Roger Waters, e nele estão presentes as diversas facetas da constituição psicológica e social de um indivíduo que passa por diversos dramas e traumas. No filme, as cenas que envolvem a relação entre professor e aluno são emblemáticas e ricas para o debate sobre a participação do professor no processo educacional, tema constante das atividades do Clube do Professor.

PROGRAMAÇÃO
DIA 21/09 – PINK FLOYD – THE WALL
Terça 19h30
Pink Floyd – The Wall | Alan Parker, Drama – Musical – Ópera Rock, Inglaterra, 1982, 95’
As fantasias delirantes de um superstar do rock, que enlouquece lentamente em um quarto de hotel.


Plano do filme Pink Floyd - The Wall, que será exibido dia 21/09 no Cineclube Cascavel

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 21 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização – Clube do Professor e Cineclube Cascavel
Parceria – CARAVÍDEO e ABD-GO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 14 de Setembro - Sombras (Shadows) de John Cassavetes | 19h30 | ENTRADA FRANCA


SOMBRAS

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel da ABD-GO apresenta na próxima terça-feira, dia 14 de setembro às 19h30, o filme Sombras, de John Cassavetes.
O primeiro filme realizado por John Cassavetes tem o jazz ligando toda sua trama. A vida de três irmãos na Nova Iorque dos anos 50 é explorada neste objeto de puro improviso que consegue capturar a essência da era beat e o início de uma grande mudança que se preparava para acontecer. O racismo deixava de ser tão evidente e tomava lentamente a forma de taboo, aqui evidente no confronto de um novo namorado da irmã mais nova com o resto da família. É também o retrato de uma geração perdida no desespero silencioso de não conseguir traçar um caminho para o seu futuro. Isso toma a forma nos dois irmãos mais novos: Ben, um trompetista que passa os seus dias com os amigos a deambular por Manhattan e Leila, cujo espírito tempestuoso acaba por subjugar involuntariamente todos aqueles que dela se aproximam.
Embalado por um jazz marcante, o longa do diretor é considerado pela crítica um manifesto do novo cinema independente americano, utilizando técnicas do documentário e aplicando o cinema direto e a improvisação no domínio da ficção.  
Sombras é um pequeno filme que quase esteve perdido para sempre e que merece ser visto, especialmente como marco essencial de uma nova era do cinema norte-americano.

PROGRAMAÇÃO
DIA 14/09 – SOMBRAS
Terça 19h30
Sombras (Shadows) | John Cassavetes, EUA, 1959, Fic., 81’
Filme da estreia de John Cassavetes como diretor. A produção gira em torno de três irmãos mulatos que convivem com amores e preconceitos, interpretados por alunos de um seminário sobre teatro ministrado pelo diretor. Na trama, Leila é morena-clara e se apaixona por um branco. Mas, quando ele conhece os irmãos dela, com tom de pele mais escuro, o relacionamento começa a ruir. A trilha sonora leva a assinatura de Charles Mingus e tem muitos momentos de improviso, assim como a atuação dos atores. É considerado um dos filmes essenciais a qualquer cinéfilo e obra-prima do maior ícone do cinema independente norte-americano. Exemplo vigoroso de como fazer filmes apenas com uma câmera na mão e ideias na cabeça.
-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 14 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

sábado, 4 de setembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 07 de Setembro - A Leste de Bucareste | 19h30 | ENTRADA FRANCA


A LESTE DE BUCARESTE

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 07 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 07 de setembro às 19h30, o filme A Leste de Bucareste, de Corneliu Porumboio. O dretor romeno tem destacado o cinema do seu país para além das fronteiras do Leste Europeu, cujas condições políticas nas décadas posteriores à Guerra Fria são um tema constante de sua obra. A Leste de Bucareste venceu a Camera D'Or no Festival de Cannes em 2006.
Em um momento no qual o controle da lei sobre o humor é discutido no Brasil, haja vista os interesses em jogo nas eleições de 2010, A Leste de Bucareste se apresenta como uma proposta de comédia política muito diferente do que a produção brasileira – no cinema ou na TV – costuma oferecer aos espectadores. Preferindo a sutileza e a encenação mais comedida, o filme romeno repudia o cinismo – tão em voga no cinema hegemônico atual – e pode ser tomado como exemplo em um debate sobre os limites da ironia chanchadesca ainda muito forte no humor do Brasil. Ao mesmo tempo em que faz rir, A Leste de Bucareste nos faz pensar sobre a relação entre a história, a política e o jornalismo.


Comentários de críticos:
“Com aval do regime soviético, Nicolae Ceausescu (1918-1989) presidiu a Romênia com a mão pesada do Partido Comunista de 1965 a 1989, ano de sua destituição e sua execução. Na época, movimentos de libertação irradiavam de Berlim, onde o Muro caíra meses antes, no sentido do Leste da Europa. Na cidade romena de Timisoara, no dia 17 de dezembro, manifestantes anticomunistas foram recebidos a tiro pela Securitate, a polícia de Ceausescu. O povo reagiu em diversas cidades. Cinco dias depois, quando a rebeldia chegou à capital Bucareste, o ditador entregou o posto. 22 de dezembro de 1989 é lembrado na Romênia como o dia da revolução que derrubou Ceausescu.” Marcelo Hessel para o Omelete.com
“Tudo se resume a isso: a dúvida sobre os testemunhos. Pode-se acreditar nos personagens, quando um deles, que afirma ter estado lá não foi visto por ninguém, outro estava bêbado num bar, ou com a namorada, e assim por diante? Versões sobre um fato histórico passado em 1989 e que depois virou mito. Um mito particular, convenhamos, mas decisivo na vida das pessoas. Em tom menor, esse filme se pergunta de que maneira escrevemos a história. Respeitando a verdade factual, ou inclinando-a segundo nossos desejos retrospectivos?” Luiz Zanin para o Estadão.com

PROGRAMAÇÃO
DIA 07/09 – A LESTE DE BUCARESTE
Terça 19h30
A Leste de Bucareste | Cornelio Porumboiu, Romênia, 2006, Fic., 89’
No aniversário de 16 anos da queda do ditador Nicolae Ceausescu, o produtor de um programa de entrevistas da televisão de uma pequena cidade na Romênia convida, na época do natal, um velho aposentado e um professor de história para um debate ao vivo. Ele quer saber se houve ou não uma revolução na cidade em 25 de dezembro de 1989, ano em que Ceausescu foi executado. Só que nem tudo sairá como ele gostaria. Vencedor da Câmera de Ouro no Festival de Cannes de 2006.
A Leste de Bucareste, filme premiado com a Câmera de Ouro no Festival de Cannes em 2006
-------
ENTRADA FRANCA
Segunda-Feira, 07 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel