segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MOSTRA A ILUSÃO PAGA PASSAGEM SESSÃO V

Apresenta:

MOSTRA  A ILUSÃO PAGA PASSAGEM  SESSÃO V

Na próxima terça-feira dia 31, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO continua a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição dos filmes 
"Sociedade do Automóvel" de 
Branca Nunes e Thiago Benicchio e 
"Pelas Marginais" de Paula Morgado e João Cláudio de Sena. Após a exibição, será realizado debate com o público presente.




A partir das diferentes visões de cidade, a "A Ilusão Paga Passagem" pretende gerar discussões sobre políticas públicas para um transporte totalmente gratuito, a atuação de movimentos sociais por direito ao transporte e à moradia e apresentar detalhes e as vivências dos cidadãos em meio às tumultuadas metrópoles.



"Sociedade do Automóvel" (Brasil/SP, 2005, 39 min, documentário - Realização: Branca Nunes e Thiago Benicchio)
Onze milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia. No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas. Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar. Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.




"Pelas Marginais" (Brasil/SP, 2008, 52 min, documentário - Realização: Paula Morgado e João Cláudio de Sena, Lisa/USP)
O vídeo aborda os sentidos dos fluxos, deslocamentos e fronteiras que se realizam na segunda maior via expressa de São Paulo, a Marginal Pinheiros, transformada em um importante centro financeiro em fins do século XX. Moradores, motoristas, sociólogos, geógrafos, arquitetos e empresários falam da sua experiência e seus pontos de vista, mostrando como a história e a experiência contemporânea estão entrelaçadas.


Serviço
Sessão Cineclube Cascavel – Mostra A Ilusão Paga Passagem – Sessão V
Data: 31 de agosto de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: Não indicada


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Encontro de Cineclubes do Centro-Oeste durante o PERRO LOCO 4 - LOCAL E PROGRAMAÇÃO

O Cineclube Cascavel participará do Festival Perro Loco com o Encontro de Cineclubes do Centro-Oeste.
Todos estão convidados a participar das atividades do Encontro e do Festival. A programação segue abaixo e também pode ser acessada no site: http://www.perroloco.com.br/2010/.
Assim, na terça-feira dia 24 não haverá sessão do Cineclube Cascavel no Centro Cultural da Cara Vídeo. As sessões do Cascavel serão retomadas normalmente a partir do dia 31 de agosto.





LOCAL ONDE SERÃO REALIZADAS TODAS AS ATIVIDADES DO ENCONTRO DE CINECLUBES DO CENTRO-OESTE: Auditório do IME (Instituto de Matemática e Estatística), que fica em frente a Facomb – Campus II Samambaia (Goiânia – GO) – Universidade Federal de Goiás (UFG).

terça-feira, 17 de agosto de 2010

HOJE - Homenagem Beto Leão - Lançamento do livro "Centenário do Cinema em Goiás" e exibição do filme Césius 13.7

Olá pessoal,

Nesta terça-feira a sessão não acontecerá no Centro Cultural Cara Vídeo em função da homenagem ao Beto Leão, importante pesquisador, cineasta e cineclubista goiano. Beto Leão foi um dos fundadores do Cineclube Cascavel e um dos mais importantes ex-presidentes da ABD-GO. O Cineclube Cascavel, na ocasião de sua morte, divulgou um texto que dá mais informações sobre sua contribuição ao cinema goiano, que pode ser acessado neste link: http://cineclubecascavel.blogspot.com/2009/10/obrigado-beto-leao.html
Assim, nós do Cineclube Cascavel convidamos vivamente a todos que prestigiem esta importante homenagem ao Beto, no Goiânia Ouro nesta terça às 19h30. Na ocasião será lançado o livro da autoria dele “Centenário do Cinema em Goiás – 1909-2009” e exibido o filme, também da autoria do Beto, Césius 13.7. Mais informações no cartaz abaixo.

Nos vemos lá!





segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mostra A Ilusão Paga Passagem - Sessão IV com o documentário Variante | Terça-feira 10/08 | 19h30 | ENTRADA FRANCA

MOSTRA
A ILUSÃO PAGA PASSAGEM
SESSÃO IV

Na próxima terça-feira dia 10, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO continua a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição dos filmes 15 Centavos, de Marcelo Pedroso, A Revolta do Buzú, de Carlos Pronzato e Variante, de Pietro Picolomini e Ester Fér. Após a exibição, será realizado debate com o público presente.


4h00, segunda-feira, estação de trem Estudantes, Mogi das Cruzes, São Paulo. Começa mais uma jornada na vida de quase meio milhão de pessoas, que dependem do trem para se deslocarem diariamente de suas casas, nas cidades periféricas da zona leste da Grande São Paulo, à capital paulista. O filme Variante traça um olhar polifônico sobre essa viagem; arte, religião e trabalho são alguns dos aspectos retratados entre as múltiplas realidades deste local. O trem é observado como um espaço em contínuo processo de significação e reutilização: um permanente variante.
A Mostra A Ilusão Paga Passagem é uma das mostras disponibilizadas pelo Festival Latino Americano de La Clase ObreraFelco. A mostra enfoca as questões de transporte público e cidade, que no Cineclube Cascavel se realizará em cinco sessões distribuídas nos meses de julho e agosto. Os filmes têm origens distintas, produzidos por desde coletivos e movimentos sociais, até analistas sociais e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. A Mostra apresenta uma importante investigação de políticas públicas para o setor do transporte: o impacto do transporte para a vida nas cidades, as lutas sociais (as "revoltas dos centavos"), pontuada com breves aulas de desobediência civil.


O Felco surgiu em 2004 na Argentina como um festival de cinema e vídeo dedicado a difundir e discutir a produção de grupos engajados que haviam ressurgido no país a partir da movimentação política de 2001.
Hoje o festival é organizado permanentemente no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai por meio das atividades que cada grupo realiza em sua cidade. A cada ano há pelo menos uma edição internacional, quando se reúnem pessoas dos distintos países. Organizado no Brasil desde 2006, ano de realização do encontro internacional na cidade de São Paulo, o Felco vem dando vazão à produção audiovisual dos mais diversos setores oprimidos da sociedade através da distribuição de filmes e da realização de mostras.

PROGRAMAÇÃO
15 centavos | Marcelo Pedroso, doc., Brasil/PE, 2006, 12’
Protesto de estudantes no centro do Recife contra o aumento de passagens de ônibus abordado de maneira pouco usual por uma câmera quase imperceptível. Segundo lugar no Festival de Vídeo de Pernambuco.

A revolta do buzu | Carlos Pronzato, Lamestiza Produções, doc., Brasil/BH, 2003, 28’
Entre o final de agosto e o começo de setembro de 2003, a cidade de Salvador, na Bahia, foi palco de uma onda de protestos estudantis contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos. Milhares de estudantes paralisaram a cidade por diversos dias. Enfrentaram a repressão policial, a grande mídia e ainda as lideranças das instituições estudantis, preocupadas em reunir-se com os governos a portas fechadas e fixar acordos sem a participação dos estudantes.

A Revolta do Buzu, documentário de Carlos Pronzato, sobre protestos estudantis em Salvador no ano de 2003
que marcaram a luta contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos

Variante | Pietro Picolomini e Ester Fér, doc., Brasil/SP, 2010, 30’
Documentário sobre o cotidiano de 480mil pessoas que dependem do trem para se transportar de suas residências, nas cidades periféricas da zona leste de São Paulo, ao trabalho, na capital paulista.


Variante, documentário de Pietro Picolomini e Ester Fér

Serviço
Sessão Cineclube Cascavel – Mostra A Ilusão Paga Passagem – Sessão IV
Data: 10 de agosto de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: Não indicada
Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: cinecascavel

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mostra A Ilusão Paga Passagem – Sessão III - O Homem-Catraca


Mostra A Ilusão Paga Passagem 
Sessão III - O Homem-Catraca 

Na próxima terça-feira dia 3 de Agosto, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO continua a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição dos curtas Reportagem sobre a Tarifa Zero curta metragem, de Taíssa Dias, TV UnB, Amanhã vai ser maior, de  Alex Antunes, Fernando Evangelista, Juliana Kroeger, Vinicius (Moscão) e o média Levado para um passeio (Taken for a Ride) de Jim Kleina e Martha Olson. Após a exibição, será realizado debate com o público presente.


O Felco  surgiu em 2004 na Argentina como um festival de cinema e vídeo dedicado a difundir e discutir a produção de grupos engajados que haviam ressurgido no país a partir da movimentação política de 2001. Hoje o festival é organizado permanentemente no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai por meio das atividades que cada grupo realiza em sua cidade. A cada ano há pelo menos uma edição internacional, quando se reúnem pessoas dos distintos países. Organizado no Brasil desde 2006, ano de realização do encontro internacional na cidade de São Paulo, o Felco vem dando vazão à produção audiovisual dos mais diversos setores oprimidos da sociedade através da distribuição de filmes e da realização de mostras.

Reportagem sobre a Tarifa Zero curta metragem
6’ Brasil/DF reportagem realização: Taíssa Dias, TV UnB
Reportagem sobre o passe livre com entrevista de Lúcio Gregori.


Amanhã vai ser maior - curta metragem
13’ Brasil/SC 2005 documentário
realização: Alex Antunes, Fernando Evangelista, Juliana Kroeger, Vinicius (Moscão)
Amanhã vai ser maior é umdocumentário que narra um fato ocorrido em Florianópolis,
no final de 2005, e retrata a violência policial sofrida por estudantes ao fazerem
manifestações contra o constante aumento das tarifas de transporte público.



Levado para um passeio (Taken for a Ride) média metragem
56’ EUA 1996 documentário
realização: Jim Kleina e Martha Olson, The Independente Television Service
Este filme narra os eventos históricos que levaramà substituição do sistema de bondes
por rodovias nos Estados Unidos, os lobbies empresariais emtorno destas reformas
e como isso afetou a população negativamente em termos de mobilidade urbana.
A extinção dos bondes e a imposição das indústrias automobilísticas aconteceu de
formamuito semelhante aqui no Brasil.

Serviço
Sessão Cineclube Cascavel 
Mostra A Ilusão Paga Passagem –Sessão III - O Homem-Catraca
Data: 3 de agosto de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: Não indicada

Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)
Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel.