sexta-feira, 26 de março de 2010

Cineclube Cascavel apresenta Recordações de Um Presídio de Meninos, de Lourival Belém Jr.


Terça-feira, dia 30 de março de 2010, às 19h30, o Cineclube Cascavel exibirá Recordações de Um Presídio de Meninos, de Lourival Belém Jr. A sessão terá abertura com a exibição do curta Um Filme de Marcos Medeiros. Após a exibição, haverá debate com o diretor Lourival Belém Jr.

Segundo a própria sinopse de Recordações, o filme é uma “ficção documentária sobre um jornalista negro em busca do que restou da destruição de uma instituição para adolescentes infratores em Goiânia” em que “sua condição de ex-interno da FEBEM e ex-cineclubista o leva a uma reflexão atormentada sobre o sofrimento do homem marginalizado, o fim do cinema de arte, o desencanto com a militância política, os interesses dos meios de comunicação e seus próprios fantasmas”.

Esta é uma sessão especial por vários motivos. É a primeira exibição de Recordações no Cineclube Cascavel, e a primeira participação de Lourival Belém em uma de nossas sessões. Belém é conhecido cineasta goiano, que também marcou sua trajetória no cinema pela participação no movimento cineclubista na década de 80, tema que também orienta o Recordações. Trata-se de um encontro de gerações de militância no movimento cineclubista, e de perspectivas e expectativas para o cinema local e nacional.

Ao mesmo tempo, também diz respeito a um exercício de reflexão acerca da rememoração através da estética, da qual faz uso a arte cinematográfica a partir do tema autoritarismo e ditadura, em face dos 46 anos do golpe no Brasil. Estamos certos de que será um debate inesquecível para todos nós.

PROGRAMAÇÃO

Um Filme de Marcos Medeiros | Ricardo Elias, Doc., 1999, SP, 19'

A história recente do país através da trajetória do líder estudantil e cineasta Marcos Medeiros.

Recordações de Um Presídio de Meninos | Lourival Belém Jr., Fic./Doc., 2009, GO, 28’

Reflexão poética de um jornalista sobre a violência, a arte, a política e os sentimentos, desencadeada a partir de uma reportagem sobre o fim de um presídio de meninos em Goiânia.

-------

ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 23 de março de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

Siga no twitter: cinecascavel

domingo, 21 de março de 2010

Tocaia No Asfalto - Próxima Terça - 23/03/2010 - 19h30 - Entrada Franca

Cena de Tocaia no asfalto com Agildo Ribeiro. Foto: Ugo Pedreira/Divulgação


Terça-feira, dia 23 de março de 2010, às 19h30, o Cineclube Cascavel exibirá Tocaia no asfalto, do cineasta baiano Roberto Pires. Após a exibição, haverá debate com o público presente.

Tocaia no asfalto é um dos pontos máximos do ciclo baiano de cinema no começo dos anos 1960. A história de um jovem político idealista de Salvador é narrada em paralelo à de um matador que chega do interior com a missão de eliminá-lo. O coronelismo, a violência e a política da época são temas centrais do filme. Os personagens são representados por Geraldo del Rey e Agildo Ribeiro, este num raro papel dramático. O thriller é uma excelente referência sobre questões brasileiras e a própria linguagem audiovisual, ao se aproximar da narrativa do norte-americano D. W. Griffith e da montagem do russo S. M. Eisenstein. A fotografia de Hélio Silva por si só constitui um documento da história do cinema brasileiro.

A seguir trechos do texto “Tudo é Brasil”, de Gustavo Galvão, que é jornalista e cineasta, sobre o filme Tocaia no asfalto.

“(...) Em conversa reservada com um coronel, numa cidade qualquer da Bahia, um candidato a governador negocia obras por votos. Mais precisamente, 50 mil votos por quatro açudes. Alguns anos antes, um delegado também negociava pessoas. Para aliviar a superlotação em sua cadeia, oferece uma dezena de presos a outro delegado, no interior de Alagoas. Ele ouve como resposta: “Minha cela é para dez homens e tem mais de 40”. Estamos no início dos anos 1960. Poderia ser o início do século 21.

Pouco (ou quase nada) mudou desde que Tocaia no asfalto bateu nas telas pela primeira vez, em 1962. “Você conhece a Bahia?”, pergunta um agente ao matador de aluguel, logo no início do filme, ao encomendar um serviço no Estado. A frase introduz ao espectador a verdadeira Bahia. Mais que um bom thriller político, a obra prima de Roberto Pires é uma declaração de princípios. A visão do diretor pontua o discurso do amargo pistoleiro Rufino (brilhante atuação de Agildo Ribeiro) e do idealista deputado Ciro (Geraldo Del’Rey). Eles revelam os mecanismos de uma sociedade corrupta em todas as camadas. (...)”

PROGRAMAÇÃO

Tocaia no asfalto | Roberto Pires, Fic., BA, 1962, 101’

Um político jovem e idealista encontra em Salvador adversários que se esforçam por eliminá-lo. Ele pretende instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias de corrupção, mas, em paralelo, um pistoleiro é contratado para assassinar o líder do grupo rival.

-------

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO


Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC



Siga no twitter: cinecascavel


domingo, 14 de março de 2010

Próxima terça, dia 16 de março - Rede de Exibição do Festival do Minuto



Cineclube Cascavel apresenta




ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 16 de março de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia


O Festival Mundial do Minuto Brasil acontece desde 1991, selecionando e exibindo vídeos de até 60 segundos de duração feitos por amadores e profissionais. Atualmente, o Festival do Minuto é permanente e online, ou seja, recebe vídeos diariamente e oferece prêmios aos melhores vídeos mensalmente.

Uma vez por ano são selecionados os melhores vídeos – dentre os milhares recebidos – para exibição em todo o Brasil na Rede de Exibição do Festival do Minuto. Em Goiânia, a exibição dos melhores vídeos de 2009 acontecerá no Cineclube Cascavel terça-feira dia 16 de março. A mostra a ser exibida é composta pelos 40 melhores vídeos recebidos no ano passado, tanto do Brasil quanto do exterior. Logo após a exibição, haverá debate com o público.


Sobre o Festival

O Festival do Minuto se consagrou, ao longo dos últimos 18 anos, como o grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. São recebidos vídeos de até um minuto feitos por profissionais e amadores de todo o Brasil e do exterior. É atualmente o maior festival de vídeos da América Latina e um dos únicos eventos culturais de porte que não se concentra no eixo Rio-São Paulo.



-------

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

domingo, 7 de março de 2010

Olhares e Personagens Femininos - Terça 9 de março



O Cineclube Cascavel faz homenagem às mulheres com uma sessão para os Olhares e Personagens Femininos. Seguindo a proposta da última sessão – em que foi exibido Uma Mulher é Uma Mulher de Jean-Luc Godard – a comemoração se dedica a abrir espaço para a reflexão não apenas sobre a mulher, mas sobre a complexidade das questões de gênero em sua relação direta com a criação cultural.

Nesta sessão, serão exibidos quatro curtas: Meninas, ficção de Paula Alves (RJ); Saudosa, ficção (pseudo-documentário) de Erly Vieira Jr e Fabrício Coradello (ES); De Orquídeas e Selos, documentário de Carolina Paraguassú Dayer (RJ/GO); e Nascida Para o Céu, ficção de Rogelia Pinheiro (GO). Os dois últimos, são de realizadoras goianas que estarão na sessão.

A ficção Nascida Para o Céu, de Rogelia Pinheiro, apresenta dois personagens que representam uma dura realidade em um enredo forte e ao mesmo tempo sensível. João das Dores e Zefa, um humilde casal e as típicas dificuldades da pobreza. Desempregados e sem perspectivas de futuro não vivem o melhor o momento para a gravidez de Zefa, mas ela está pronta para dar a luz aos cuidados de uma parteira da região em que vivem.

O documentário De Orquídeas e Selos, de Carolina Paraguassú Dayer, foi produzido no Rio de Janeiro e finalizado em Goiânia, tendo sido exibido pela primeira vez durante o REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, em 2008, no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Após este primeiro e único contato com o público, o filme foi remontado com uma equipe goiana e passou por uma segunda etapa de finalização que, concluído, participou de festivais nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e este ano participará Festival de Cinema de Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, em 3 de maio. Em Goiânia, o filme é inédito e será exibido publicamente pela primeira vez no Cineclube Cascavel.

A sessão desta terça, 9 de março, será seguida de debate com as realizadoras Rogelia Pinheiro e Carolina Paraguassú e o público presente.

PROGRAMAÇÃO:

Meninas | Paula Alves, Fic., 1997, RJ, 17’

Duas amigas sofrem com o preconceito e a opressão de uma sociedade católica e conservadora de uma típica cidade do interior brasileiro. Diante das pressões da Igreja e da família, uma delas revolve deixar a cidade.

Nascida Para o Céu | Rogelia Pinheiro, Fic., 2009, GO, 8’

João das Dores está prestes a ser pai. Vivendo uma dura realidade ele lamenta a incontestável luta que a criança vai ter que enfrentar na vida, um futuro talvez mais incerto que suas próprias expectativas.

Saudosa | Erly Vieira Jr e Fabrício Coradello, Fic. (pseudo-documentário), 2005, ES, 15’

Nem tudo em Saudosa é ficção.

Prêmio de Melhor Ficção no 2° Tudo Sobre Mulheres.

De Orquídeas e Selos | Carolina Paraguassú Dayer, Doc., 2009, RJ-GO, 14’40’’

Um advogado de 88 anos revê sua coleção de selos e rememora sua vida, desde a vinda de seus pais do Líbano para o Brasil, e do tempo em que colecionava orquídeas.



ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 9 de março de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia