domingo, 29 de novembro de 2009

Programação - Encontro do Cineclubismo de Goiás

I ENCONTRO DO CINECLUBISMO DE GOIÁS

PROGRAMAÇÃO

DIA 05 DE DEZEMBRO – Sábado


14h – Painel: Cineclubismo e a defesa dos direitos do público

Ana Arruda – Cineclube Bancários (DF), Diretora Regional CNC;

Mediação: Luiz Felipe Mundim – Cineclube Cascavel / Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO), Coordenador do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) em Goiás;

15h – Mesa: Relatos de experiências cineclubistas

Convidados: Erasmo Alcântara e Joelma Paes (Coletivo Centopéia – Projeto de exibição Desbitola); Caio Rodrigues (Cineclube Xícara da Silva); Ana Arruda (Cineclube Bancários – DF / CNC); e cineclubes presentes.

Mediação: Luiz Felipe Mundim – Cineclube Cascavel / ABD-GO / CNC;

16h30 – Intervalo

17h – Mesa: Formação de Redes e Circuitos de Distribuição e Exibição em Goiás

Convidados: Rodrigo Bouillet – Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura (MinC); Luiz Felipe Mundim (Cineclube Cascavel / ABD-GO / CNC)

Mediação: Leandro Cunha (Presidente da ABD-GO)

CINECLUBE CASCAVEL APRESENTA CINEMA MODERNO – O PLANO-SEQUÊNCIA

A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante

Nesta terça-feira dia 01 de dezembro de 2009, às 19h30, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o Cineclube Cascavel realizará a sessão Cinema Moderno – O Plano Sequência, com a exibição de curtas feitos em uma única tomada. Logo após a exibição, haverá debate com o público presente.

A arte de se contar uma estória numa única tomada e, assim, transmitir conteúdo relevante dentro de uma forma bastante restritiva e limitadora tem sido o desafio de diversos realizadores. Dois cineastas obcecados com o plano-seqüência são destacados nessa sessão: o pernambucano Camilo Cavalcante (Ocaso, Os Dois Velhinhos e A História da Eternidade) e o gaúcho Gustavo Spolidoro (Velinhas e Outros).

Com o intuito de criar o hábito cineclubista, o Cineclube Cascavel, que é o Cine da ABD-GO (Ação Cine Mais Cultura, dentro do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura), realiza exibição gratuita toda terça-feira às 19h30 no Centro Cultural da Cara Vídeo. Além de programação variada, pelo menos uma vez ao mês é feita uma sessão exclusiva de realizadores goianos.

No próximo dia 05, o Cineclube Cascavel realizará também o I Encontro do Cineclubismo de Goiás, com palestras e debates. Mais informações: http://cineclubecascavel.blogspot.com/

O Cineclube Cascavel conta com a parceria da Cara Vídeo, do Sebrae-GO e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual através da ação Cine Mais Cultura.

Cinema Moderno – O Plano Sequência

Com exibição dos Curtas:

Ocaso | Camilo Cavalcante , PE, 1997, Fic, Cor, 16mm, 5’

Pôr-do-sol. Sertão. Aridez. Paixão. Traição. Um resto de vida num resto de mundo...


Os Dois Velhinhos | Camilo Cavalcante , PE, 1996, Fic, Cor, Vídeo, 5’

Fim de tarde. Um casal de velhinho. Tudo pode acontecer?


A História da Eternidade | Camilo Cavalcante, PE, 2003, Fic, Cor, 35mm, 10’

A História da Eternidade é um falso plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, por meio de uma linguagem poética e metafórica. Acontecimentos que representam um amplo panorama da civilização ocidental estão presentes neste exercício que expõe, sem concessões, a eterna tragédia humana.


Disparos | Tarcísio Lara Puiati, RS, 2000, Fic, Cor, 16mm, 5’

Homem acredita que está sendo ameaçado de morte e contrata detetive para investigar o caso.


A última fábrica | Felipe Nepomuceno, RJ, 2005, Doc, Cor, Vídeo, 8’

Plano seqüência sobre a Polysom, última fábrica de discos de vinil da América Latina.


Velinhas | Gustavo Spolidoro , RS, 1998, Fic, Cor, 16mm, 11’

Dois casais estão reunidos em um apartamento para assistirem a uma partida de futebol pela televisão, quando falta luz. A partir daí, à luz de velas, conversam sobre vários temas, incluindo sexo. O papo altera o comportamento dos quatro.


Outros | Gustavo Spolidoro , RS, 2000

Numa das mais tradicionais avenidas da capital gaúcha, pessoas se encontram, discutindo as suas e as nossas vidas.


SERVIÇO

Sessão Cineclube Cascavel CINEMA MODERNO – O PLANO SEQUÊNCIA com debate

Data: 01 de dezembro de 2009

Horário: 19h30

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com/

CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

ENTRADA FRANCA

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Convite - I Encontro do Cineclubismo de Goiás

Prezado (a),

Esta mensagem é destinada a todos as iniciativas de Goiás interessadas na exibição audiovisual sem fins lucrativos, ou seja, no cineclubismo: Cines, cineclubes, pontos de cultura, e demais atividades afins.

O Cineclube Cascavel / Associação Brasileira de Documentairestas - Seção Goiás (ABD-GO), em parceria com a Cara Vídeo e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e SEBRAE-GO, promoverá o I Encontro do Cineclubismo de Goiás no sábado, dia 05 de Dezembro, das 14h às 19h, em Goiânia, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83, n. 361 – Setor Sul). A programação completa estará disponível a partir do dia 30 de novembro no site do Cineclube Cascavel:http://cineclubecascavel.blogspot.com/ . O evento contará com palestras, relatos de experiências cineclubistas em Goiás e outros estados, apresentação de propostas de distribuição e exibição em circuito não comercial e debates.

O Coordenador de Rede do Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Rodrigo Bouillet, tem presença confirmada. Ele tem comparecido e estimulado a realização de encontros nos estados no intuito de integrar os Cines entre si, além de apresentá-los a outros possíveis parceiros e circuitos para o fortalecimento de suas atividades. Estarão presentes também o Coordenador do CNC em Goiás Luiz Felipe Mundim e a Diretora Regional do Centro-Oeste do CNC Myrella França, que irão apresentar as perspectivas atuais do movimento cineclubista, além de propostas de atividades integradas e sustentáveis.

Estão sendo convidados representantes de: cineclubes; Cines; instituições não contempladas pelo edital nacional (aberto de fevereiro a abril de 2009) da ação Cine Mais Cultura; associados da Programadora Brasil; pontos de cultura que lidam com audiovisual; unidades SESC que promovem exibições; ABD-GO; SEBRAE; parceiros do programa Vidas Paralelas (do Ministério da Saúde); Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel;) Secretaria Municipal de Cultura; Superintendência do IPHAN.

A proposta do Encontro é discutir o trabalho em rede que pode ser construído integrando as diversas iniciativas que trabalham ou desejam trabalhar com audiovisual. A iniciativa pretende promover a troca de informações e soluções criativas, buscando a criação de novos modelos democráticos de distribuição e exibição de bens audiovisuais.

Para incentivar o comparecimento de todas as iniciativas atuantes no estado, o Cineclube Cascavel / ABD-GO se responsabilizará pelos custos de transporte (com possibilidade de hospedagem para viagens acima de 5 horas). Confirme sua participação através do e-mail luizmundim@gmail.com até a terça-feira 1 de Dezembro.

Contamos com a sua presença!

Atenciosamente,

Luiz Felipe C. Mundim

Cineclube Cascavel / ABD-GO

Coordenador do CNC em Goiás

luizmundim@gmail.com
http://cineclubecascavel.blogspot.com/

(62) 8453-2568

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ciclo de sessões A Película da Fé - Sessão 2 dia 17

Nesta terça-feira dia 17 de novembro de 2009, às 19h, no Centro Cultural da Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o cineclube Cascavel, em parceria com o NOUS - Grupo de Estudos Críticos e Aplicados ao Discurso Religioso da Faculdade de Letras da UFG, e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras da UFG, dará continuidade ao I Ciclo A PELÍCULA DA FÉ: CINEMA, RELIGIÃO E REALIDADE SOCIAL NO BRASIL, com a exibição de de O Rezador de Cobras, de Raimundo Alves e Vinícius Berger Benzeduras, de Adriana Rodrigues. O ciclo tem como objetivo criar ambiente intelectual amplo para reflexão acerca dos problemas da fé e da religiosidade no Brasil contemporâneo.

Benzeduras recebeu os prêmios de melhor filme e melhor diretor na VII Mostra ABD Cine Goiás. O filme aborda o universo da bendição, um ofício que se baseia entre o sagrado e a sabedoria popular para a cura de doenças. Os depoimentos procuram expor o papel de preservação dos costumes e valores das comunidades em que os Benzedores exercem seus ofícios.

O Rezador de Cobras realiza uma incursão ao mundo das orações, da crença e da fé do homem do interior de Goiás. A tradição das rezas aos santos católicos, repetida e transmitida por gerações, se mostra viva e atuante nas roças e fazendas de Goiás, conservada em toda sua autenticidade.

Após a exibição, irão participar do debate Raimundo Alves, Vinícius Berger Araújo, Adriana Rodrigues, Leila Dias E Joabe Freitas ambos pela UFG, além do público presente que poderá opinar.

DIA 17/11 – TRADIÇÃO E FÉ EM GOIÁS

Ter. 19h

O Rezador de Cobras | Direção de Raimundo Alves e Vinícius Berger Araújo, 7 minutos, 2005, GO

Curta-metragem goiano que mostra a fé e a tradição unidas em antiga prática, no interior do Brasil, de rezadores de cobras para afastar os animais peçonhentos das fazendas e chácaras.

Benzeduras | Dir. Adriana Rodrigues – 72 minutos – GO – Doc. - Dig. – 2008

Benzeduras é um registro da sobrevivência das benzeções, uma tradição secular em extinção. Este documentário aborda o universo da benzeção através de vários benzedores sobre o que é, como se dá e o papel do ato de benzer na cura.


DEBATE: Raimundo Alves, Vinícius Berger Araújo, Adriana Rodrigues, Leila Dias E Joabe Freitas.


SERVIÇO

Ciclo A Película da Fé: Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil

Sessão 2: Tradição e Fé em Goiás

Data: 17 de novembro de 2009

Horário: 19h

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com e Ning: http://circuitocentroeste.ning.com/

CLASSIFICAÇÃO: Não informada

ENTRADA FRANCA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Lançamento com distribuição do livro Dicionário de filmes Brasileiros - no V Festcine




Na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro às 18h, no Café Cultura do Festcine Goiânia, será lançada a nova edição do “Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem” de Antonio Leão da Silva Neto e que recebeu importante colaboração do autor goiano Beto Leão, falecido recentemente.

Considerado o mais completo levantamento sobre a filmografia brasileira, o dicionário traz 4.194 sinopses, comentários, informações e fichas técnicas completas dos longas metragens produzidos no Brasil entre 1908 e abril de 2009.
O paulistano Antonio Leão da Silva Neto é cinéfilo, pesquisador, economista e colecionador de filmes. Passou a catalogar atores e filmes brasileiros a partir dos anos 90, através de fichas tipográficas feitas especialmente para esta finalidade.
O livro originalmente lançado em 2002, estava com a tiragem esgotada desde 2004 e agora acrescenta quase 800 novos titulos à compilação anterior, além de ampliar informações sobre outros 2.000 já existentes.

Na ocasião o autor distribuirá um número limitado de exemplares gratuitamente.

Serviço:
Lançamento do livro Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa Metragem de Antonio Leão da Silva Neto durante o V Festcine Goiânia
Data: 11 de novembro de 2009
Horário: 18h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Rua 03, esquina com Rua 09, n. 1016, Galeria Ouro, Centro - Goiânia-GO.
Formato 17 x 24 cm - 1.152 páginas.
Edição: IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura.
Apoio: 2001 Vídeo, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ciclo de sessões A Película da Fé: Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil




Nesta terça-feira dia 03 de outubro de 2009, às 19h, no Centro Cultural da Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o cineclube Cascavel, em parceria com o NOUS - Grupo de Estudos Críticos e Aplicados ao Discurso Religioso da Faculdade de Letras da UFG, e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras da UFG, dará início ao I Ciclo A PELÍCULA DA : CINEMA, RELIGIÃO E REALIDADE SOCIAL NO BRASIL, com a exibição de O Chamado de Deus, de José Joffily. O ciclo tem como objetivo criar ambiente intelectual amplo para reflexão acerca dos problemas da e da religiosidade no Brasil contemporâneo.

O Chamado de Deus recebeu os prêmios de melhor documentário e melhor montagem no Festival de Brasília de 2000. O filme apresenta uma visão atual da Igreja Católica no país. Dirigido por José Joffily, traz depoimentos de jovens com vocação religiosa, colocando representantes da Ordem dos Franciscanos em oposição aos da Renovação Carismática. A discussão entre esses dois grupos é conduzida com delicadeza por Joffily. O diretorabertura imparcial aos seus protagonistas e não esconde do espectador que o documentário acontece na medida de seu aprendizado e envolvimento com o tema. Uns assistem aos depoimentos dos outros em vídeo e depois opinam, criticam, discordam e polemizam. O embate não é exposto antes que se conheça a origem de cada uma das personagens: como se decidiram pela vida religiosa, seus sonhos, suas relações familiares, sua vida diária.

Após a exibição, irão participar do debate Padre Sérgio Bernardoni, da Cara Vídeo, Juliana de Sousa Pinto e Marcos Paulo Ramos ambos pela UFG, além do público presente que poderá opinar.

DIA 03/11 – E VOCAÇÃO

Ter. 19h

O Chamado de Deus | Direção de José Joffily , Doc., RJ, 2000, 90 minutos, Livre

Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Montagem no Festival de Brasília, O chamado de Deus conta a estória de seis jovens que se decidiram pela vida religiosa. Três deles seminaristas da Igreja Católica, os demais atuando mais próximos à Teologia da Libertação, pregando que é preciso se inserir na realidade dos fiéis para ajudar a concretizar seus anseios e ideais.

DEBATE: Padre Sérgio Bernardoni; Juliana de Sousa Pinto; Marcos Paulo Ramos

SERVIÇO

Ciclo A Película da : Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil

Sessão 1: Vocação e Fé - O Chamado de Deus

Data: 03 de novembro de 2009

Horário: 19h

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

CLASSIFICAÇÃO: Livre

ENTRADA FRANCA