quarta-feira, 8 de julho de 2009

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO - SEMINÁRIO ESTADUAL PARA A AUTO-SUSTENTABILIDADE CINECLUBISTA

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail: seminariogoias@gmail.com . Vagas limitadas! As 50 primeiras pessoas inscritas recebem o kit do Seminário, contendo uma apostila, dentre outros materiais. A inscrição é gratuita.

Sessão desta terça-feira dia 14/07/09

Abertas inscrições para o Circuito em Construção - Goiás - Vagas limitadas




Projeto Circuito em Construção chega à Goiás

A Associação Cultural Tela Brasilis, em co-realização com a Associação Brasileira de Documentaristas - seção Goiás, realiza nos dias 17 e 18 de julho a etapa estadual do Circuito em Construção - Seminários Estaduais para a Auto-Sustentabilidade Cineclubista no Centro Cultural da CARAVÍDEO.

O seminário irá reunir e congregar cineclubes e entidades de cultura com o objetivo de desenvolver ambiente para que agentes de produção, distribuição e, sobretudo, exibição audiovisual estejam inseridos sob a lógica da Economia da Cultura, através do fortalecimento dos pontos de exibição sustentados existentes e o estímulo à criação de outros.

O público-alvo do seminário são os cineclubistas. Porém, como o cineclubismo vem crescendo e apresentando propostas alternativas ao atual modelo de economia cinematográfica, é fundamental a presença de produtores, realizadores, difusores, distribuidores, associações de classe do cinema e vídeo e, ainda, agentes de secretarias de cultura e educação.


Faça sua inscrição no blog indicado acima e garanta o recebimento do material de apoio.

INFORMAÇÕES

Centro Cultural CARAVÍDEO
(62) 3218-6895
- Falar com Delma ou Tatiane
seminariogoias@gmail.com


CARTAZ - JULHO DE 2009






domingo, 5 de julho de 2009

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – JULHO DE 2009

A programação deste mês está imperdível. Tudo girando em torno do cineclubismo e direitos do público, culminando com o Circuito em Construção - Seminário Estadual para a Auto-sustentabilidade Cineclubista em Goiás, a se realizar nos dias 17 e 18 de julho. Confiram, divulguem e compareçam!


DIA 07/07 – Direitos Autorais e Compartilhamento de Bens Culturais

Ter. 19h30

A revolução será baixada

Na próxima terça dia 7 de julho, o cineclube Cascavel dará início a uma série de exibições com debates que culminará no Circuito em Construção – Seminário Estadual para a Auto-sustentabilidade Cineclubista em julho deste ano. Um dos temas discutidos durante o seminário, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, será o Direito Autoral e o acesso aos bens culturais.

Sendo assim, nos antecipamos na discussão e damos início ao debate exibindo o documentário Roube Este Filme!, a segunda parte. Produzido por um grupo que se denomina Liga dos Nobres Pares (League of Noble Peers, em referência ao sistema "peer-to-peer", ou P2P, de troca de arquivos on-line entre usuários), e dirigido pelo britânico Jamie King, o filme é um panfleto a favor da atividade mais polêmica a derivar da internet: o download de filmes, músicas, livros e outras propriedades intelectuais sem pagamento de direitos autorais.

O documentário, de 45 minutos, traz ao público a forma como entidades de lobby, como a Motion Pictures Association of Aamerica, trabalharam sua influência sobre as autoridades na Suécia para causar um ataque ao Pirate Bay, bem como entrevistas com os responsáveis pelo site, usuários de tecnologia de compartilhamento de arquivos, produtores e dirigentes da indústria cultural.

- Roube Este Filme II | Jamie King, Inglaterra, 2007, Doc., Cor, Vídeo, 45’

Trata essencialmente do impacto causado pela utilização da tecnologia peer 2 peer e bittorrent no ambiente de compartilhamento de obras intelectuais na Suécia e, consequentemente, no mundo. O filme expõe toda a jogada política realizada pelo lobby da indústria cultural americana para fazer valer seus interesses particulares em detrimento da lei sueca.


DIA 14/07 – O MOVIMENTO CINECLUBISTA E A DEFESA

DOS DIREITOS DO PÚBLICO

Ter. 19h30

Caminhos do cineclubismo

Na segunda sessão do mês, terça dia 14 às 19h30, o cineclube Cascavel apresenta um breve histórico do movimento cineclubista no Brasil. Concebido pelo cineclubista Diomédio Piskator e realizado por ele com uma equipe também de cineclubistas e cineastas, o vídeo vem marcar a celebração dos 80 anos do cineclubismo no Brasil (Chaplin Club - 1928), numa ação absolutamente voluntária e comprometida com a história e os avanços do movimento brasileiro e mundial.

- Caminhos do Cineclubismo | Concepção Fílmica: Diomédio Piskator, Doc., Brasil, 2008, 110`

Caminhos do movimento cineclubista, que foi escola de cinema para a formação de gerações de cineastas do mundo todo e que, no Brasil, completa 80 anos de vida, graças a um grupo de amigos amantes do cinema que, em 1928, fundou o Chaplin Club, no Rio de Janeiro. De lá pra cá, o cineclubismo passou pelo brilhantismo de Paulo Emilio Salles Gomes, com o Clube de Cinema de São Paulo e, depois, a Cinemateca Brasileira; pela repressão política imposta pelos militares de plantão, nas décadas de 1960, 1970 e metade de 1980, com a perseguição, a censura e o fechamento de cineclubes. A organização política do movimento. O marasmo e o quase falecimento nos anos de 1990, enquanto organização. Já nos anos 2000, a reorganização, a revitalização das salas, a adaptação às novas tecnologias - e rumo ao grande encontro comemorativo de 2008.


DIAS 17 e 18 de julho – CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO – SEMINÁRIO ESTADUAL PARA A AUTO-SUSTENTABILIDADE CINECLUBISTA

Sexta (08h30 – 19h) e Sábado (09h30 – 18h) – PROGRAMAÇÃO A SER AMPLAMENTE DIVULGADA


DIA 21/07 – CIRCUITO PATATIVA DO ASSARÉ E MESTRE VEREQUETE

Ter. 19h30

Sessão em Rede Nacional

O Cineasta Rosemberg Cariri disponibilizou ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros_26 Jornada e a Filmoteca Carlos Vieira os direitos de exibição e cópias de seu último documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, recentemente lançado. Da mesma forma, os documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira disponibilizaram o documentário poético "Chama Verequete" que aborda a vida de Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos o Brasil.

Em contrapartida às ofertas destes cineastas, o CNC e a Filmoteca comprometeram-se a organizar o lançamento e um circuito de exibição destes dois documentários e encaminhar boletins de exibição e relatórios detalhados sobre as exibições dos filmes. As exibições serão realizadas durante o mês de julho com entrada franca. O projeto objetiva democratizar o acesso da população à produção audiovisual nacional e fortalecer o movimento cineclubista brasileiro através da articulação de um circuito nacional de exibições.

É promovido pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e conta com o apoio e parceria do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), da Associação Brasileira de Documentarista (ABDn) e da Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores (CBDC).

- Patativa do Assaré - Ave Poesia | Rosemberg Cariry, Doc., 2009, 84`

O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.

- Chama Verequete | Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, Doc., Brasil, Cor, 2002, 18`

Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil.


DIA 28/07 – EXIBIÇÃO EM 16mm

Ter. 19h30

Índia, a Filha do Sol em 16mm

Fechando o mês, o cineclube Cascavel apresenta uma sessão integralmente em 16mm. O público terá a oportunidade de conhecer um projetor 16mm em pleno funcionamento, com a exibição de uma cópia de Índia, a Filha do Sol, primeiro filme de Fábio Barreto. A projeção em 16mm foi o principal suporte das sessões de cineclubes durante décadas, até o surgimento dos projetores digitais. Baseado no conto de Bernardo Élis, o filme foi todo realizado em Goiás, com a participação de Nuno Leal Maia e a estreante Glória Pires.

Índia, a Filha do Sol | Fábio Barreto, Fic., Brasil, Cor, 1982, 85`

Em Goiás, um cabo do Exército (Nuno Leal Maia) é encarregado de resolver irregularidades em um garimpo. Lá, uma índia (Glória Pires) se apaixona por ele e ambos vivem um grande amor, mas a cobiça do soldado para ficar com as pedras preciosas podem atrapalhar o romance.


Serviço
Programação completa de julho do cineclube Cascavel
Data: 07 a 28 de julho de 2009
Horário: sessões às 19h30 e seminário horários diversos
Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
Site: http://circuitocentroeste.ning.com/
CLASSIFICAÇÃO: CONFERIR A CADA SESSÃO
ENTRADA FRANCA

CONTATO
Luiz Felipe Mundim (Organizador do Cineclube Cascavel) - luizmundim@gmail.com / 8453-2568